quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A Linguagem do Toque

A massagem Utilizada na China antiga desde 1800 a.C. Os egípcios antigos, budistas, persas e japoneses também a utilizavam no tratamento de várias doenças e lesões; e a massagem continuou a ser parte vital do tratamento médico até depois do quinto século d.C. Hipócrates considerava a massagem uma ferramenta terapêutica muito importante; também Asclepíedes, outro médico grego teve uma grande influência no desenvolvimento da massagem.

Massagem não é apenas um ato físico, mas também um ato psicológico.

A massagem pode ser estimulante ou calmante, dependendo da velocidade e intensidade de seus movimentos. É por isso que a massagem pode fazer com que uma pessoa se sinta alerta e pronta para correr numa maratona ou, por outro lado, descansada ou sonolenta. Ela pode aliviar as tensões, eliminar dores de cabeça, relaxar músculos tensos e doloridos e banir a insônia.

Massagem pode ser um meio de contrabalançar as tensões do trabalho e as pressões domésticas. Para um grande numero de pessoas, rigidez e dor é um modo de vida ao qual se habituaram e, com freqüência, é depois que fazem ou recebem uma massagem que percebem a tensão em seus músculos, ou descobre o quanto de sua energia é consumida pela tensão. A massagem é uma viagem de auto-descoberta, revelando como é vivenciar o prazer de um corpo que pode respirar prosseguir e movimentar-se livremente.

Além talvez do abraço de duas pessoas, gesto puramente de amizade, ou de transmissão de nossa felicidade e alegria, não nos teremos desviado demasiadamente de nossos instintos ao reservar a linguagem do tato exclusivamente para os gemidos de dor e tristeza ou para o momento do sexo? Não teríamos medo do contato que signifique apenas afeição, ou um modo de relaxar ou curar?

Uma boa massagem vai afetá-lo em todos os níveis do seu ser. Fisicamente, seus benefícios são o relaxamento e a tonificação dos músculos; o estímulo ao fluxo venoso do sangue; o aumento do nível de hemoglobina; o incentivo ao fluxo linfático; e o alongamento do tecido conjuntivo das articulações. A massagem holística também afeta os centros de energia, ou chakras do corpo sutil. No nível mental, a massagem não apenas alivia o estresse e a ansiedade, mas também o ajuda a tornar-se mais consciente do seu corpo como um todo, das partes com que você entra em contato, e das que são percebidas como excluídas. Tão logo você tenha percebido onde se situam seus bloqueios de energia, poderá dar inicio à tentativa de integração do seu corpo e, ao ser desenvolvida uma auto-imagem mais positiva, poderá assumir a responsabilidade por sua própria felicidade e saúde.Uma massagem cuidadosa gera sensações de bem-estar, confiança e alegria. Também pode liberar grande energia, até então desperdiçada nas tensões. A massagem, ao transformar hábitos crônicos de ação e reação, também efetua uma, mudança profunda na postura e na expressão facial.

Aspecto emocional da massagem é fundamental.No nível espiritual, é difícil descrever os benefícios da massagem, porque estamos falando de algo que é intrinsecamente indefinível: a essência, a força vital, o todo que é superior à soma de suas partes. Não é raro, que tanto o doador como o receptor atinjam um estado de maior percepção, de presença no momento, semelhante à experiência da meditação.

Dra Denise Paulino
Crefito 3-71070F

Um comentário:

  1. CONSIDERAÇÕES SOBRE A MASSOTERAPIA

    A Massoterapia – É um Conjunto de Técnicas e manobras, aplicadas sobre a pele e tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações, com finalidades terapêuticas, relaxantes, estéticas, e melhorar a circulação, a mobilidade a elasticidade, traumas físicos, psicológico, aliviar a dor, tensão e stress;

    Ao massagear o corpo ou parte dele, esta atua proporcionando um Equilíbrio Energético através do Sistema Nervoso Periférico (SNP), os folículos sensores da pele leva os estímulos da Massagem ao Sistema Nervoso Central (SNC) e este acionará o Sistema Nervoso Autônomo (SNA), ação Neurocirculatória, proporcionando: calma, relaxamento ao cliente.

    A Massagem - Já era praticado no ano 2.800 antes de Jesus o Cristo pelas antigas civilizações: Chinesa, Japonesa, Egípcia, Persa, Grega. Foi introduzida no Brasil pelo Exercito Brasileiro, e com a imigração no inicio do século XX dos orientais para o Brasil, vieram muitos Práticos e Médicos os quais aplicaram as Técnicas de Massagem como instrumental terapêutico na sociedade brasileira.

    Os Massagistas - Ao longo destes anos adquiriram as experiências que foram passando de geração em geração; E com as mudanças no modo de viver das pessoas, alguns se tornaram muito conhecidos ao atenderem Jogadores de Futebol, Massagem Desportiva; E com o aumento da procura pôr Profissionais cada vez mais qualificados, houve a necessidade de aperfeiçoamento do Profissional Massagista, surgindo assim os Cursos Livres e após os Cursos Técnicos na área.

    As técnicas de massagem dividem-se basicamente em duas categorias: Energéticas e Fisiológicas. As primeiras buscando a reorientação da energia vital (chi, ki, prana) e as segundas buscando a desintoxicação do organismo através da eliminação do ácido lático das fibras musculares, além de auxiliar o retorno do sistema venoso. Depois começaram a bifurcar-se em centenas de correntes e estilos diferentes, fundindo-se e separando-se em outros tantos estilos. Hoje em dia existem massagens aplicadas para praticamente todos os fins. Desde massagens para bebês e idosos até massagens cosméticas, de rejuvenescimento localizado.

    MASSOTERAPIA e MASSOTERAPEUTA - Denominação definida no ano de 1.980 Englobando várias Modalidades / Técnicas Corporais: Shiatsu, Anma, Reflexologia, tui-ná, Shantala, Do-In, Yoga, Ayurvédica, Seitai, Quiropraxia, Rolfing, Reiki, Terapia Pranica, Podológia, Estética, Geoterapia, entre outras.
    MASSAGEM é PROFISSÃO RECONHECIDA PÔR LEI FEDERAL N. º 3.968 de 05 de OUTUBRO de 1.961.


    Bruno Kiyasu Mastria
    Massoterapeuta
    bruno@mastriamassoterapia.com
    www.mastriamassoterapia.com

    ResponderExcluir