sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

AURICULOTERAPIA



Aplicações e Aspectos do Tratamento

Dentro dos micro-sistemas da Acupuntura, a Auriculoterapia é atualmente um dos mais populares, tanto na China como em outras regiões. É um método que conseguiu aprovação pelos resultados práticos positivos obtidos nos tratamentos, por ser pouco invasivo, além de bastante acessível às pessoas. Atestada cientificamente por sua eficácia, a Auriculoterapia chinesa, fundamentada na Medicina Taoista de Equilíbrio, tem se mostrado de grande auxílio no diagnóstico e tratamento de vários desequilíbrios e enfermidades, com alto nível de aceitação.

Há numerosos comentários no Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo(Nei Jing) sobre o uso do pavilhão da orelha no tratamento de enfermidades. São vastos os tratados antigos da Medicina Tradicional Chinesa que fazem referência ao uso de estímulos sobre o pavilhão auricular para o tratamento e prevenção das enfermidades. Estes resultados animadores se justificam devido a estreita relação da orelha com os canais de energia, nervos e vasos sanguíneos que circulam por todo o organismo.

Os métodos de tratamento variam, mas, geralmente, se usam estímulos com agulhas, com sementes, com esferas magnéticas, com sangria, com massagem, com calor – moxabustão –, eletropuntura e até mesmo com laser.

As Enfermidades tratadas através da experiência clínica comprovam notáveis resultados, especialmente nas:

enfermidades dolorosas: dores por traumas externos, dores pós-operatórias, dores derivadas de processos inflamatórios, dores de origem neurológica, etc.
enfermidades inflamatórias: conjuntivite aguda, amigdalite, faringite, bronquite, pneumonia, resfriado comum, gastrite, inflamações da vesícula e dos intestinos, inflamações devido a reumatismo, inflamações genito-urinárias, etc.
enfermidades do tecido colágeno: rinite alérgica, púrpura alérgica, inflamação intestinal alérgica,lúpus, artrite reumatóide, alergia medicamentosa, dermatite alérgica, urticária, etc.
enfermidades endocrinometabólicas e do sistema urogenital: diabetes, obesidade, anorexia, disfunções das glândulas endócrinas como hipófise, tireóide(hipertiroidismo, cisto simples), supra-renal, testículos, próstata,ovários, útero, etc.
enfermidades de caráter funcional: taquicardia, vertigem, palpitações, hipertensão, hipotensão, disfunções espasmódicas da musculatura, paralisia parcial, neurastenia, distúrbios do sistema neurovegetativo, transtornos menstruais,etc.
enfermidades de caráter crônico: seqüelas de traumatismos cerebrais, gastrite crônica, úlceras duodenais, degenerações ósseas e articulares, periartrite, etc.
enfermidades infecto-contagiosas: tosse violenta, malária, tuberculose, hepatite, parotidite, etc.

Aspectos a se levar em consideração:

A Auriculoterapia não possui proibições no tratamento das enfermidades, mas sim, há características dos pontos auriculares que devemos tomar em conta:

- Nos casos de cardiopatia grave não é recomendável o uso da auriculoterapia, muito menos estímulos fortes como eletropuntura ou sangria.

- No caso de enfermidades graves como a anemia intensa, não é conveniente o uso de agulhas, se não, usar o método de colocação de sementes.

- A partir dos 40 dias de gestação até o terceiro mês de gravidez não é recomendável o uso de acupuntura auricular. Após o quinto mês, se a paciente necessita tratamento, pode-se usar o método de colocação de sementes com manipulação leve, evitando-se os pontos que podem gerar aborto.

- Aponta-se que a acupuntura não deve ser usada durante a menstruação mas, após vários anos de experimentos e experiências clínicas, demonstrou-se que no período da menstruação não se produz nenhum efeito nocivo com o emprego da auriculoterapia. Todavia, recomendamos suspender o tratamento durante o período menstrual e continuá-lo após a menstruação.

- Não é recomendável realizar auriculoterapia quando o pavilhão da orelha estiver machucado, com úlceras ou eczemas. Usar a orelha que não esteja ferida ou tratar o pavilhão com outros métodos para recuperar a pele ou os tecidos lesionados.

Ciclo de Tratamento:

Um ciclo de tratamento pode ser de sete a dez sessões nas freqüências seguintes: diariamente, em dias alternados , duas vezes por semana ou uma vez, semanalmente, a depender do caso e da emergência do paciente. Deve-se alternar o pavilhão tratado a cada sessão e considerar um período de três a cinco dias de descanso entre cada ciclo. A depender da enfermidade o tratamento pode ser suficiente com um ciclo de dez sessões ou necessitar de mais alguns ciclos para recuperação completa do organismo.

O tratamento terá melhor resposta se o paciente fizer aplicação de massagem diária, pelo menos três vezes ao dia, nos pontos estimulados com as sementes ou agulhas intradérmicas.

Reações mais comuns durante a Auriculoterapia

No pavilhão auricular se reúnem basicamente dois sistemas: o sistema nervoso e o sistema de canais de energia. Trata-se também de uma região bastante vascularizada por veias e capilares.

Isto oferece a possibilidade de conseguir uma maior influência sobre os processos mórbidos, favorecendo a recuperação da saúde e a prevenção de inúmeras doenças.

Reação no Pavilhão Auricular
Quando realizamos a sessão de auriculoterapia, na maior parte dos casos, os pacientes sentem uma sensação dolorosa no pavilhão auricular e uma intensa circulação sanguínea na orelha. Menos frequentemente referem intumescimento, distensão ou frialdade, entre outras manifestações reflexas. Estas sensações podem ser consideradas como normais e estão relacionadas com o fenômeno de chegada da energia( De Qi [ De Chi]). Estas sensações indicam que o resultado do tratamento tende a ser otimizado.

Reação nos Canais de Energia
Observou-se que depois do estímulo de certos pontos auriculares podem ocorrer manifestações reflexas no trajeto dos canais energéticos que estão diretamente relacionados com os órgãos ou sistemas conectados ao ponto. Pode-se sentir formigamento em algumas regiões, intumescimento ou distensão, às vezes se o estímulo é forte( por exemplo através da eletropuntura) pode-se sentir como uma corrente elétrica percorrendo o trajetos de certos canais.

Reações Sistêmicas
Há ocasiões em que o paciente, ao receber o estímulo auricular, apresenta reflexos sistêmicos, como o aumento da disposição, da força e da vitalidade. As reações dessa natureza contribuem para uma melhora do quadro clínico. Este fenômeno se denomina em Medicina Chinesa “ Levantar o espírito e harmonizar a energia”. Em casos de tratamento de problemas digestivos, pode haver uma melhora do apetite. Nos tratamentos de problemas de pele há sensações agradáveis de calor ou frescor na região afetada.

Reações Conectivas
Há ocorrências em que ao se tratar um determinado sintoma em um paciente, produz-se melhora de outros sintomas sem aparente relação com o primeiro e que não foram o objetivo principal do tratamento. Este fenômeno se deve ao fato de que os pontos auriculares guardam estreita relação com a fisiologia dos órgãos e sistemas do corpo. Ao se tratar um ponto se restabelece a circulação de energia num determinado sistema ou órgão que favorece a circulação da energia para outros sistemas e/ou órgãos, melhorando assim uma série de sintomas sem aparente conexão uns com os outros. Conclui-se, portanto, que um ponto auricular possui um amplo espectro terapêutico, o que favorece sua aplicação no tratamento de múltiplas enfermidades.

Reação com Retardo
Às vezes os resultados não são notáveis ou não há nenhum resultado terapêutico no tempo do ciclo inicial de tratamento. Deve-se, portanto, iniciar um novo ciclo e manter o tratamento até o paciente manifestar uma melhora paulatina e uma gradativa resposta terapêutica. Este efeito é conhecido como “efeito retardado”. Por isso em muitos casos não se deve perder a esperança quando depois de várias sessões de tratamento o resultado terapêutico não se faz evidente. É necessário continuar o tratamento por dois ou três ciclos mais, ou aumentar o estímulo nos pontos, a freqüência das sessões e a auto-massagem dos pontos.

Reação de Caráter Intermitente
Neste caso podem-se considerar aqueles pacientes que depois de terem sentido melhora satisfatória com o tratamento, detêm sua resposta evolutiva, sem responder positivamente aos estímulos. Nestes casos o terapeuta deve dar um descanso necessário entre cada ciclo de tratamento para que o(s) ponto(s) recupere(m) sua sensibilidade e seu limiar terapêutico. Não se deve manter um tratamento contínuo durante um período de tempo muito prolongado, porque diminui a capacidade terapêutica do ponto auricular.

Reações Adversas
Excepcionalmente podem ocorrer reações contrárias ao tratamento desejado com um agravamento da sintomatologia. Por exemplo, ao se tratar dores de cabeça, taquicardia, insônia, hipertensão, etc. Estas características aparecem com mais freqüência em pacientes que se encontram muito tensos ou que são temerosos ou refratários aos estímulos e/ou manipulações da Auriculoterapia. Se não for possível acalmar o paciente ou esclarecê-lo sobre a possibilidade de benefícios, mesmo com alguns incômodos iniciais, o terapeuta deve optar por uma outra abordagem na escolha dos pontos ou algum outro método terapêutico.

Outros Aspectos do Tratamento com Sementes

•As sementes colocadas no pavilhão auricular podem permanecer por um período de 3 a 7 dias, a depender da enfermidade tratada. No caso de enfermidades dolorosas podem ser retiradas após 3-4 dias, com o intuito de modificar os pontos, conforme a necessidade, ou aplicar nos pontos da orelha oposta, aumentando a eficácia do tratamento.

•Deve-se evitar molhar os esparadrapos ou adesivos, uma vez colocados na orelha. Ao serem umedecidos, a força do estímulo diminui, além disso podem criar condições propícias para infecções na pele.

•Podem ocorrer casos de reações alérgicas ao esparadrapo. Deve-se então mudar o tipo de adesivo por um esparadrapo microporo ou antialérgico.

•Depois de realizado o método de colocação de sementes ou esferas, o passo mais importante é o auto-estímulo que realiza, em si próprio, o paciente nos pontos tratados. O estímulo deve ser realizado com manipulações de pressão sobre a área onde está localizado o esparadrapo com a semente(ou esfera), evitando esfregar ou friccionar para não remover as sementes de seu lugar ou produzir lesões na pele.

Fonte: Auriculoterapia – Dr. Ernesto Garcia – Escola Huang Li Chun

Edição: Ernani Franklin
>Medicina Energética Taoista/ Higiene Alimentar / Acupuntura <

Nenhum comentário:

Postar um comentário