segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Quiropraxia vai muito além da massagem


Prática, pouco conhecida no país, pode ser solução para dores nas costas, que atingem 36% dos brasileiros

A dor nas costas é considerada a doença crônica mais comum entre os brasileiros. Segundo dados da Escola Nacional de Saúde Pública, o problema atinge cerca de 36% da população e está em terceiro lugar no ranking de principais motivos de afastamento do trabalho no Brasil, de acordo com informações do Ministério da Previdência Social.

Já no mundo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 80% das pessoas sofrerão ao menos um episódio de dor nas costas durante a vida. E estudos apontam que os números vêm aumentando por causa da má postura, do sedentarismo e da obesidade.

Para combater o problema, muita gente recorre à massagem, a fim de aliviar a dor e aumentar a qualidade de vida. Entretanto, uma outra técnica ainda pouco conhecida, próxima da massagem, promete ser uma solução: a quiropraxia.

Como é pouco divulgada, a prática é frequentemente confundida com massagem, mas vai muito além. Ela exige curso universitário com cinco anos de duração e mais de mil horas de estágio. Segundo a Associação Brasileira de Quiropraxia, há duas faculdades no país que disponibilizam o curso: a Universidade Anhembi Morumbi (em São Paulo) e a Universidade Feevale (Rio Grande do Sul).

Por meio de técnicas variadas de manipulação (daí a semelhança com a massagem), a quiropraxia trata alterações do sistema neuromusculoesquelético, ou seja, problemas articulares, nos músculos, tendões, ligamentos, etc. “Apertões”, estalos e alongamentos são comuns nas sessões. “Quem mais nos procura são pessoas que sofrem de lombalgias (dores nas costas), mas a quiropraxia trata também torcicolo, hérnia de disco, tendinite e dores de cabeça”, diz Camila Benedicto, quiropraxista e professora.

“O tratamento é feito sem o auxílio de medicamento, o que traz enormes benefícios para a saúde do paciente, além de uma economia grande”, completa Ana Paula Facchinato, quiropraxista e coordenadora do curso da Anhembi.

Os quiropraxistas também são habilitados a dar orientação aos pacientes sobre a melhor postura e a prescrever exercícios para serem feitos em casa.

MICHELI NUNES
micheli.nunes@diariosp.com.br

Fonte: Viva+

Nenhum comentário:

Postar um comentário